Bem Vindos!!!

Se você se vê com dúvidas sobre o consumismo, tire-as aqui!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Crianças X Consumo




Qual a mãe com filhos em idade pré-escolar  nunca ouviu a frase típica: “Me compra um brinquedo igual ao do meu amigo? Eu queria tanto, eu preciso ter um igual”. E, comovida, ela faz a felicidade do pequeno, gastando, às vezes, uma quantia imprevista para o momento. Mas, no outro dia… “Mãe, eu quero um tênis daqueles que brilham no escuro”, e assim por diante, a cada dia conhecendo um novo sonho de consumo que, garante o filho, só ele não tem!
O fato é que a preocupação em ter, ganhar, mostrar e comprar cada vez mais determinados produtos, como roupas e brinquedos, tornou-se para muitas criançaso principal objetivo de seu dia-a-dia. Absorvidas pelo consumismo em excesso, porém, elas são apontadas por especialistas em comportamento infantil como pessoas seriamente arriscadas a não atingir a felicidade verdadeira durante a adolescência ou a idade adulta.
De acordo com psicólogos, querer consumir cada vez mais sem dar valor àquilo que já tem ocorre entre as crianças devido ao estímulo capitalista ao qual estão naturalmente expostas (televisão, por exemplo) e a baixa autoestima infantil. A orientação é para que os pais conversem com os filhos, apontando que a felicidade depende, sim, da realização pessoal e ajudando as crianças a saber lidar com as frustrações do futuro. É importante esclarecer que desejar algo não é errado. Mas fazer deste desejo uma ponte para satisfazer a opinião alheia não gera felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário